6.1.09

O vendedor de banha da cobra.


A líder estava no seu gabinete, na sede do PSD, sentada no sofá, a apanhar sol, pela janela (fechada, para não se constipar) e a tricotar um cachecol para o neto. Nisto, alguém bate à porta:

- toc, toc

MFL - (ai que eu não tenho sossego, só espero é que não me venham falar do PSD)... Sim????

AG2 - Senhora Presidenta, dá licença? - Diz AB2, mais conhecido pelo "papa-canapés" por andar sempre a pedir a líder para representar o PSD, nas recepções das embaixadas.

MFL - Entre, não vem fazer queixa de eu ter dito ao Mota Pinto para me representar naquele sítio, pois não?

AG2 - Não, senhora presidente, o SG já me explicou que era uma cerimónia que não incluía comes e bebes.

MFL - Ah! bom! Então porque me chat..., perdão, porque quer falar comigo? Não tem que fazer na Assembleia?

AG2 - Nem por isso, senhora presidente, o meu problema é outro.

MFL - Diga, mas seja rápido, que eu prometi ao meu netinho que lhe levava uma prenda.

AG2 - É o seguinte, no outro dia estava a falar com o Morais Sarmento e

MFL - Quem?

AG2 - O Mogais Sagmento.

MFL - Ah!

AG2 - E ele dizia-me que o borgesso tinha uma capacidade para ser um vendedor de banha da cobra fenomenal.

MFL - Lá isso é verdade, só é pena não ter aceite ser candidato a Lisboa. Disse-me que era um cargo redutor da sua dimensão. Que prefere Alter do Chão, mas só para a Assembleia Municipal.

AG2 - É que ele é o único que tira vantagens de estar ligado ao PSD e se dar connosco. Vai a determinado sítio e diz que é muito meu amigo e amigo da senhora e do Y e do X. E depois é só embolsar. Veja lá que agora, depois dos jornalistas terem descoberto que ser Vice-Presidente da Goldman Sachs era fazer parte de um lote de 1.500 angariadores, mundiais, de negócios eis que começa a colocar no curricúlo dele que foi Vice-chairman, ... ManuelA, ELE É UM MENTIROSO COMPULSIVO!!

MFL - O AG2, acalme-se porque eu não quero que lhe dê um chilique.

AG2 - Bom, ... veja o que ele e os amigos dele, sabe... aquele grupo que tem aqueles hábitos... sabe?..

MFL - Prefiro não saber. Assim, ninguém me pode acusar de não ter actuado.

AG2 - Bom,... criaram uma associação para certificar os bons "Hedge Funds".

MFL - É Gê que^?

AG2 - Aqueles fundos de investimento para grandes fortunas. O que é que eles fazem. Certificam que determinado "Hedge Fund" segue a declaração de princípios de uma boa gestão das aplicações financeiras, mas veja o grande furo... não se responsabilizam por quem não cumprir, visto não terem poder para fiscalizar nem terem acesso às opções finaceiras de cada.

MFL - Isso parece um pouco complicado, não?

AG2 - O Senhora Presidenta, francamente! O Rui Rio já me explicou, da seguinte forma:É o mesmo que os seus Vice-Presidente formarem uma associação que certifica os bons líderes. A senhora paga-lhes para obter o certificado e poder emoldurá-lo e mostrá-lo aos jornalistas, visto nós sermos pessoas muito credíveis na Foz e na Lapa, mas depois nós, como é óbvio, não nos responsabilizamos pelas asneiras que a senhora tem feito, nem pelas derrotas que vai ter, até porque não temos responsabilidade e até tinhamos dito que a senhora era de confiança, mas não seguiu qualquer coisa, por exemplo.

Isto dos Hedge Funds para o Borgesso e a senhora para nós é uma situação win-win, aconteça o que acontecer, saímos sempre a ganhar.

Nenhum comentário: